Em Belas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A "pré-história" do SCP começou em 1902, quando um grupo de jovens veraneantes em Belas, na altura um calmo e ainda distante subúrbio da capital Lisboeta, decidiram fundar um clube - o Sport Clube de Belas e disputar um fogo de futebol em Seteais, em 26 Agosto 1902, nas festas populares de Sintra.

O facto do jogo ter sido presenciado por cerca de 4000 pessoas, entre as quais "destacadas figuras da sociedade da época", causou um considerável impacto mediático conforme poderá ser confirmado pelo destaque que o "Diário de Noticias" deu ao evento.

O Sport Clube de Belas foi um episódio de Verão, que se esfumou terminadas as férias mas que não morreu junto dos jovens veraneantes, os quais mantendo-se em contacto, facilitado pelo facto de residirem no Campo Grande e frequentarem uma conhecida tertúlia na Pastelaria Bijou, que ainda hoje existe na Avenida da Liberdade.

Nesse ambiente, quase dois anos depois da experiência de Belas, em 1904, esses jovens entusiastas do desporto e do convívio ao ar livre decidiram voltar ao terreno e fundar o Campo Grande Football Club.

 

A nossa História do SCP

Ousar abordar a história do nosso SCP, na perspectiva do adepto, é um desafio a que nos propomos.

Não é uma abordagem personalizada nas figuras e figurões que têm pass(e)ado pelo nosso Clube. Na Torcida Verde abominamos e desprezamos essa "análise" muito característica de uma determinada mentalidade identificada com a visão "sincrónica da história".

Preferimos a análise diacrónica onde se releva a instituição no contexto sócio desportivo, como aliás é apanágio da "história moderna".

Não pretende por isso ser a história oficial, que revela sempre a "perspectiva" destes ou daqueles dirigentes que na ocasião presidem aos destinos do Clube.

Por tudo isto esta é a nossa história do SCP.

 

Facebook Twitter YouTube Google+ RSS