Photo
26 Anos de Luta!
Quinta, 11 Novembro 2010

Volvidos 26 anos de acção da Torcida Verde importa antes de tudo, reafirmar os valores e ideais da Instituição Sporting Clube de Portugal que os adeptos celebravam e vitoriavam com tanta convicção:

Viva o SCP: Clube dos Adeptos!
Viva o SCP: Clube do Desporto!
Viva o SCP: Clube das Modalidades!
Viva o SCP: Clube ao serviço da População!
Viva o SCP: Clube ao serviço de Portugal!
Viva o SCP: o Clube do Povo!

Foram esses valores e ideais que estiveram na origem da formação da Torcida Verde motivando-nos a superar as dificuldades, sempre com um enorme convicção e orgulho, independentemente do "sucesso" desportivo, em especial do futebol profissional.

Estes são valores que continuamos a preservar e desenvolver, ainda que tantas vezes as circunstâncias pareçam adversas.

Neste sentido assumimos a aparente contradição entre os valores em que continuamos a acreditar e uma conjuntura antagónica que "desmente" os tais valores.

Continuar a acreditar e a lutar pelos ideais supra referidos... será uma "utopia" na opinião dos mais benevolentes.

Talvez se trate mesmo de uma utopia, nesse caso acrescentamos em 2010: Viva a Utopia!

Esta é uma utopia comum a tantos e tantos adeptos de Clubes espalhados pelo mundo inteiro.

É esta utopia que nos faz superar como a tantos e tantos outros adeptos.

Honra a esses verdadeiros adeptos que estão com o seu ideal, qualquer que seja a modalidade do seu Clube, a Divisão ou escalão e sobretudo o mediatismo.

Honra também aos adeptos cujos Clubes faliram e encerraram actividade.

"A nossa Fé Clubista não abre falência" - é um grito que ecoa em Itália com a falência de Clubes de grandíssima tradição. Cosenza, Pisa, Foggia, entre tantos outros. Alguns tiveram de mudar de designação como por ex: Avellino.

Outros ainda foram relegados para as divisões inferiores por falência das "societá" como a Fiorentina e o Napoli há alguns anos atrás, reerguendo-se graças à força dos adeptos. Esses são os militantes onde nos inspiramos.

A militância é um valor fundamental que cultivamos desde 1984 nas várias gerações que construíram o rumo da Torcida Verde, constituindo um permanente e aliciante desafio numa sociedade consumista dominada pelos media que vomitam a auto proclamada opinião dominante que tantos danos tem infligido ao futebol e ao nosso grande SCP.

Preservar e desenvolver a militância será o principal desafio da Torcida Verde e sobretudo dos adeptos do SCP, os quais são definitivamente o melhor e maior Património do SCP 1906!

Uma militância que não pode estar dependente dos resultados da bola.

Uma militância que não pode estar dependente das guerras intestinas que dominam os bastidores da nomenclatura clubista há demasiado tempo. Tratam-se de guerras indignas duma instituição com 104 anos de história única e invariavelmente protagonizadas por actores muito mediáticos, mas sempre ausentes das bancadas, ao contrário dos verdadeiros adeptos militantes que de forma incondicional estão com o SCP e com suas modalidades, independentemente da visibilidade destas.

Na Torcida Verde assumimo-nos apenas como Adeptos, longe dos tais bastidores e fazemos por cumprir essa condição que nos exige coerência e a afirmação pelo trabalho centrado no mítico lema do SCP "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória".

 

 

Facebook Twitter YouTube Google+ RSS