Sector A-23 no Alvalade XXI PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A mudança para o novo estádio do SCP no dia 6 Agosto 2003, num jogo de inauguração perante o Manchester United, verificou-se uma transição complicada.

Sector A-23

Tudo começou no início da época anterior com a demolição da Curva Sul do mítico Estádio José de Alvalade. Aliás, nesse particular vivemos momentos de grande tensão, nomeadamente no jogo com o Santa Clara, logo após a deslocação a Milão, quando fomos fortemente pressionados e intimidados para mudarmos para a Superior Norte. Tudo isto na conjuntura turbulenta do novo universo dos grupos de apoio do SCP.

Conseguimos resistir à mudança para nós incompreensível até porque seríamos o único grupo a abandonar a sul - parecendo quererem empurrar-nos para a velha norte com uma novíssima realidade, usando-nos para isolar uma das partes em jeito de "guetto".

Como nunca admitimos ser usados em manobras pouco claras, permanecemos fieis à nossa curva de sempre, argumentando que só iríamos para a norte nos pressupostos acordados numa das reuniões com o SCP e os outros dois grupos. O acordado dizia que os três grupos ficariam na Superior Norte, numa determinada data que agora alguém parecia antecipar mas apenas para a Torcida.

A mudança para a Norte acabou por se verificar nos pressupostos anteriormente definidos.

Este clima turbulento iria minar o relacionamento entre os três grupos, pelo que com o aproximar da nova época no novo estádio as negociações sobre a localização parecia mudar dia após dia, assim como as novas sedes.

Na primeira versão, todos os grupos seriam situados na mesma Curva, na Arquibancada B, na Sul. Na segunda versão, por imposição da PSP, os grupos teriam de situar-se na Bancada A.

A posição da Torcida sempre foi clara e formalizada oficialmente, perante a polarização cada vez mais evidente. Todos os grupos na mesma curva (Sul) na linha do que ocorrera na época pretérita, ou cada grupo teria de ficar num local próprio diferenciado.

O facto de existir o jogo do gato e do rato em que pareciam existir "segredos de estado" (pelo menos para nós), pouca ou nenhuma possibilidade de escolha nos foi dada.

Na verdade, com o decorrer do tempo e com as vendas das Gameboxs em ritmo acelerado, com o local oficial dos 3 grupos a estar definido na secretaria do SCP, na Superior Sul com o nosso sector predeterminado, acreditámos que a realidade iria ser "uma única curva para os três grupos".

Contudo crescentes rumores, apontavam para que um dos outros grupos iria para a norte o que seria sempre negado "oficialmente".

Até que a poucos dias da inauguração nos confirmaram esse cenário, repetidamente negado. Decidimos então permanecer fieis com a nossa posição, evitando a bipolarização no movimento para a qual não contribuíramos, mas que no momento estavam uma vez mais a "empurrar-nos" para um dos lados.

Respondemos que o nosso lado era o de sempre: o SCP!

Com os lugares de diversos sectores esgotados, o sector A23 seria o único disponibilizado. Esta situação nunca nos favoreceu em termos de possibilidade de novos recrutamentos por se tratar de uma lateral com preços ainda mais elevados. Mas com a "vantagem" de sabermos que quem está no A23 é da Torcida Verde.

Estamos num Sector com a desvantagem de ser pouco acessível para a generalidade dos adeptos por se tratar de uma lateral. Isso dificulta-nos o recrutamento na curva.

Contudo, ficámos com a certeza de que quem frequenta o sector A23 é da Torcida Verde, sem "tretas” arrogantes ou megalómanas de números inflacionados.

 

Setúbal 2 - SCP 0

Na Torcida Verde de há muito decidimos assumir posições em relação a temas considerados como verdadeiros "tabús" no mundo das "claques" (designação com a qual jamais nos identificámos).

Tratam-se de assuntos complicados, sobre os quais seria muito mais cómodo abdicar de tomar posição, escondendo-nos no "nim", algo tão usual numa sociedade onde a hipocrisia, o cinismo e a incoerência dominam impunemente.

Ter a coragem de tomar posição em relação a temas como a "violência organizada", "o enquadramento legal", "a política na curva", "o futebol moderno", "o ecletismo" entre outros, é uma demonstração inequívoca de coragem e maturidade.

 

Facebook Twitter YouTube Google+ RSS