Photo Photo
Sporting - Inter 90/91: A maior bandeira do mundo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Episódio 37

A meia-final da Taça UEFA de 90/91, com o Inter Milão, foi um grande momento na história do Futebol do SCP, a que tentámos associar-nos da melhor forma. O Inter era, à data, uma equipa recheada de grandes jogadores, tais como os alemães Brehme, Klinsmann ou Matthaus, ou os italianos Bergomi e Zenga.

SCP 0 - Inter 0

Teríamos que dar o máximo no sentido proporcionar o máximo de apoio ao nosso Sporting Clube de Portugal. A confecção de uma mega bandeira capaz de cobrir toda a superior seria uma tarefa a que nos dedicámos com todo o empenho. 150 mts por 45mts seria a dimensão da bandeira, talvez a maior do mundo!

Na véspera do jogo a tarefa de resgatar a bandeira da garagem onde havia sido confeccionada, seria algo brutal uma vez que esta se encontrava enrolada numa área demasiado pequena. Havia ainda posteriormente que colocar o gigantesco “lettering" Torcida Verde. Estas tarefas prolongaram-se pela noite fora, à luz de holofotes, entretanto resgatados.

No despertar da madrugada, havia que arranjar transporte para a mega bandeira; uma carrinha de "caixa aberta" o que foi conseguido na Ribeira de Lisboa.

A entrada na porta da maratona do Estádio José de Alvalade pelas 7:00 da manhã foi algo inesquecível. A surpresa dos funcionários do Clube pelas dimensões de uma bandeira que ocupava integralmente a pista de tartan do Topo Norte do Estádio, foi total.

A colocação daquela mega-bandeira, seria algo de espectacular pelo trabalho colectivo protagonizado por uma centena de Torcedores.

A esta tarefa juntou-se a necessidade de recolocação das letras entretanto descoladas.

O esforço seria recompensado pelo belo impacto visual originado pela implementação da meg-abandeira na Superior Norte, a que se juntou em simultâneo, uma outra de 30mts por 40mts na Superior Sul!

Uma mega coreografia numa bela jornada de afirmação da Torcida Verde, a que só faltou a tão desejada e merecida vitória.

 

SCP 0 - Basileia 0

Tratam-se de situações marcantes para os militantes da Torcida Verde que viveram essas jornadas ao vivo e a cores.

Desde 1984, o ano da sua fundação, a Torcida Verde tem vivido inúmeros episódios que forjaram o seu carácter e determinaram em grande parte a sua acção.

Tratam-se de situações marcantes para os militantes da Torcida Verde que viveram essas jornadas ao vivo e a cores.

São momentos diversos, com personagens tão diferentes como dirigentes desportivos ou institucionais até aos adeptos e cidadãos mais anónimos.

Neste espaço esses pedaços de história da Torcida Verde são evocados com humor, ironia, determinação e muita convicção. Uma abordagem que se pretende tão original como interventiva, bem evidente nos inúmeros episódios em que se denúncia a hipocrisia, o cinismo, a falta de coragem, o preconceito, a imbecilidade, a mesquinhez, a reverência ou a subserviência.

Simultaneamente muitíssimos outros momentos evocam grandes batalhas assumidas pela Torcida Verde em nome das nossas convicções e ideal clubista.

Estes textos ilustram o percurso da Torcida Verde, tantas vezes rumando num mar turbulento repleto de contradições que emergem, invariavelmente de factores exógenos e externos à natureza associativa do mundo dos clubes e dos adeptos.

 

Facebook Twitter YouTube Google+ RSS