Qual foi o resultado do Sporting? |
![]() |
![]() |
![]() |
Episódio 12 Estávamos nos meados da década de 80, com o futebol do SCP em maré baixa os adeptos ainda assim continuavam a comparecer em peso para apoiar o Clube. Foi neste contexto que presenciámos um episódio que nos deixou atónitos. Numa 2ª feira, após um fim-de-semana com as várias modalidades em acção, encontrávamo-nos na antiga recepção da sala de direcção contígua à antiga secretaria do Estádio e assistimos "ao vivo e a cores" a um diálogo inaudito em que um vice-presidente do Clube pergunta à sua secretária qual tinha sido o resultado do Sporting. Este episódio deixou-nos incrédulos mas contribuiu para apreendermos os "bastidores" de uma grande instituição e também para deixarmos de "mistificar" e endeusar figuras e figurões do universo leonino, alguns dos quais não passam pseudo notáveis. |
Tratam-se de situações marcantes para os militantes da Torcida Verde que viveram essas jornadas ao vivo e a cores.
Desde 1984, o ano da sua fundação, a Torcida Verde tem vivido inúmeros episódios que forjaram o seu carácter e determinaram em grande parte a sua acção.
Tratam-se de situações marcantes para os militantes da Torcida Verde que viveram essas jornadas ao vivo e a cores.
São momentos diversos, com personagens tão diferentes como dirigentes desportivos ou institucionais até aos adeptos e cidadãos mais anónimos.
Neste espaço esses pedaços de história da Torcida Verde são evocados com humor, ironia, determinação e muita convicção. Uma abordagem que se pretende tão original como interventiva, bem evidente nos inúmeros episódios em que se denúncia a hipocrisia, o cinismo, a falta de coragem, o preconceito, a imbecilidade, a mesquinhez, a reverência ou a subserviência.
Simultaneamente muitíssimos outros momentos evocam grandes batalhas assumidas pela Torcida Verde em nome das nossas convicções e ideal clubista.
Estes textos ilustram o percurso da Torcida Verde, tantas vezes rumando num mar turbulento repleto de contradições que emergem, invariavelmente de factores exógenos e externos à natureza associativa do mundo dos clubes e dos adeptos.