Paulinho "pescado" à beira-mar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Episódio 10

No mês de Agosto de 1985 vivemos um episódio que mudaria para sempre a vida de um jovem sportinguista.

Naquele ano o verão estava particularmente quente e o mês de Agosto atingia o pico das temperaturas, pelo que a praia era o refúgio mais apetecível para fugir à canícula.

Paulinho

Em plena praia de Carcavelos, destacava-se um veraneante equipado com umas calças de fato de treino pretas (!) e uma camisola do grande SCP, o qual se exercitava com uma bola junto à beira-mar, resistindo a visíveis limitações físicas.

O apelo desta manifestação clubista foi irresistível pelo que o primeiro contacto com aquele verdadeiro "leão-marinho"seria inevitável.

Vencidas inesperadas dificuldades de comunicação com a universal linguagem leonina, o veraneante Paulo Gama seria nosso companheiro de praia nos dias que se seguiram.

Uma visita ao seu lugar de alojamento seria o próximo passo.

A viagem até à CERCIL de São João de Brito, proporcionou-nos a descoberta de um novo mundo, também participado pelos companheiros do Paulo.

No seu quarto integralmente forrado com recortes de revistas e jornais com notícias e atletas do SCP, Paulo Gama parecia viver noutro mundo. O seu mundo.

O inevitável contacto com a directora do centro de acolhimento era o caminho para levar aquele incrível adepto leonino aos jogos em Alvalade, exigindo-nos o compromisso de ir buscar o Paulo antes dos jogos e no final dos mesmos levá-lo de volta.

Esta tarefa seria facilitada pelo facto da nossa sede situar-se na Praça de Alvalade, perto da CERCIL de Alvalade.

Volvidos meses, fomos "convocados" para uma misteriosa reunião com os responsáveis do Centro de acolhimento do Paulo.

O psicólogo responsável começou por fazer o ponto de situação do Paulo Gama decorrente da experiência com a Torcida Verde, valorizando a sua maior sociabilidade com os companheiros do centro, decorrente da evolução da capacidade comunicativa e até motora.

A questão de fundo porém era outra; Paulo Gama estava prestes a atingir a maioridade, pelo que não poderia permanecer naquele Centro.

Foi então que os responsáveis da CERCIL de Alvalade nos afirmaram que a "solução" poderia passar pela sua integração no SCP.

Surpreendidos e atónitos, explicámos aos nossos interlocutores que não tínhamos competência para conquistar esse sonho, ainda para mais numa altura em que não tínhamos quaisquer apoios no clube.

Disponibilizámo-nos a proporcionar uma reunião com directores do SCP, da qual resultaria a integração do Paulo Gama nos quadros do SCP.

O resto é do conhecimento público.

Em 2002, a UEFA premiou o SCP pela integração do Paulo Gama, o qual seria homenageado no Mónaco. Este prémio, sem falsas modéstias, também é da Torcida Verde.

 

SCP 0 - Basileia 0

Tratam-se de situações marcantes para os militantes da Torcida Verde que viveram essas jornadas ao vivo e a cores.

Desde 1984, o ano da sua fundação, a Torcida Verde tem vivido inúmeros episódios que forjaram o seu carácter e determinaram em grande parte a sua acção.

Tratam-se de situações marcantes para os militantes da Torcida Verde que viveram essas jornadas ao vivo e a cores.

São momentos diversos, com personagens tão diferentes como dirigentes desportivos ou institucionais até aos adeptos e cidadãos mais anónimos.

Neste espaço esses pedaços de história da Torcida Verde são evocados com humor, ironia, determinação e muita convicção. Uma abordagem que se pretende tão original como interventiva, bem evidente nos inúmeros episódios em que se denúncia a hipocrisia, o cinismo, a falta de coragem, o preconceito, a imbecilidade, a mesquinhez, a reverência ou a subserviência.

Simultaneamente muitíssimos outros momentos evocam grandes batalhas assumidas pela Torcida Verde em nome das nossas convicções e ideal clubista.

Estes textos ilustram o percurso da Torcida Verde, tantas vezes rumando num mar turbulento repleto de contradições que emergem, invariavelmente de factores exógenos e externos à natureza associativa do mundo dos clubes e dos adeptos.

 

Facebook Twitter YouTube Google+ RSS